{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Saúde", "item": "/ver-noticia/9/saude" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "'Biosseguridade': como SC atua para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais." } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7866/biosseguridade-sc-atua-evitar-casos-gripe-aviaria#Website", "name" : "'Biosseguridade': como SC atua para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais.", "description": "Presidente da Cidasc detalhou estrutura de controle e contenção ao comentar caso em investigação da doença em Ipumirim, no Oeste", "image" : "/images/noticias/7866/20054631_85.jpg", "url" : "/noticia/7866/biosseguridade-sc-atua-evitar-casos-gripe-aviaria" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7866/biosseguridade-sc-atua-evitar-casos-gripe-aviaria#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7866/biosseguridade-sc-atua-evitar-casos-gripe-aviaria#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7866/biosseguridade-sc-atua-evitar-casos-gripe-aviaria" }, "headline": "'Biosseguridade': como SC atua para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais.", "description": "Presidente da Cidasc detalhou estrutura de controle e contenção ao comentar caso em investigação da doença em Ipumirim, no Oeste", "image": ["/images/noticias/7866/20054631_85.jpg"], "datePublished": "2025-05-20T19:18:45", "dateModified": "2025-05-20T19:18:45", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7866/biosseguridade-sc-atua-evitar-casos-gripe-aviaria#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

'Biosseguridade': como SC atua para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais.

Presidente da Cidasc detalhou estrutura de controle e contenção ao comentar caso em investigação da doença em Ipumirim, no Oeste

Caroline Borges / Cristiano Gomes / Don Carlos Leal
20/05/2025 19h18 - Atualizado há 2 dias
Biosseguridade: como SC atua para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais.
Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial foi confirmado no RS. - Foto: Acervo Cidasc / Reprodução

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) tem apostado na biosseguridade para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais do estado. A afirmação foi feita pela presidente da entidade Celles Regina de Matos, nesta terça-feira (20) ao comentar à NSC TV o caso em investigação da doença em Ipumirim, no Oeste.

As ações de biossegurança são medidas para proteger a saúde animal e evitar a introdução e disseminação de doenças no estado. Celles reitera que os procedimentos seguem normas nacionais e internacionais. Ao menos 150 países reconhecem a excelência do estado na prática, segundo a presidente.

"O governo do estado, junto com as associações, as cooperativas, os sindicatos, produtores rurais, a fazemos todo um trabalho conjunto. A biosseguridade nesse momento, junto com as notificações, são as palavras-chave para que a gente mantenha o controle", defende.

No caso suspeito de Ipumirim, a notificação foi feita no domingo (17), mesmo dia em que veterinários foram até a granja comercial e fizeram a coleta. As amostras foram encaminhadas ao Ministério da Agricultura. A previsão é que resultado seja divulgado até terça-feira (21).

O que é a gripe aviária? A H5N1 é uma variante da Influenza A que afeta tanto aves quanto mamíferos. A transmissão para humanos ocorre por meio do contato com secreções de animais infectados, sendo a doença letal para ambos. No domingo (19), o governo proibiu a entrada de animais vivos e ovos férteis provenientes de 12 municípios do estado gaúcho.

O estado é o único que faz divisa com o Rio Grande do Sul, que decretou estado de emergência em saúde animal após registrar um caso de H5N1 em granja comercial.

A presidente da Cidasc explicou ainda que no Rio Grande do Sul as propriedades, em um raio de 10 quilômetros do entorno dos focos da gripe aviária, estão sendo visitadas e monitoradas. Após um período, não havendo casos, Santa Catarina pode flexibilizar a proibição.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #BiosseguridadeGripeAviáriaEmSC


FONTE: G1 SC
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp