{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Economia", "item": "/ver-noticia/6/economia" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Embargo da China à carne de frango preocupa Santa Catarina após caso de gripe aviária no RS" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7850/embargo-china-carne-frango-preocupa-santa-catarina#Website", "name" : "Embargo da China à carne de frango preocupa Santa Catarina após caso de gripe aviária no RS", "description": "País asiático é um dos principais compradores de carne de frango produzida no Estado e embargo pode causar prejuízo milionário", "image" : "/images/noticias/7850/16051933_64.jpg", "url" : "/noticia/7850/embargo-china-carne-frango-preocupa-santa-catarina" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7850/embargo-china-carne-frango-preocupa-santa-catarina#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7850/embargo-china-carne-frango-preocupa-santa-catarina#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7850/embargo-china-carne-frango-preocupa-santa-catarina" }, "headline": "Embargo da China à carne de frango preocupa Santa Catarina após caso de gripe aviária no RS", "description": "País asiático é um dos principais compradores de carne de frango produzida no Estado e embargo pode causar prejuízo milionário", "image": ["/images/noticias/7850/16051933_64.jpg"], "datePublished": "2025-05-16T15:15:00", "dateModified": "2025-05-16T15:15:00", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7850/embargo-china-carne-frango-preocupa-santa-catarina#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Embargo da China à carne de frango preocupa Santa Catarina após caso de gripe aviária no RS

País asiático é um dos principais compradores de carne de frango produzida no Estado e embargo pode causar prejuízo milionário

Alexia Elias / Don Carlos Leal
16/05/2025 15h15 - Atualizado há 6 dias
Embargo da China à carne de frango preocupa Santa Catarina após caso de gripe aviária no RS
SC teve o melhor desempenho já registrado para o primeiro quadrimestre desde o início da série histórica em relação às exportações de carne de frango. - Foto: Reprodução

A China vai suspender a compra da carne brasileira pelos próximos 60 dias a partir desta sexta-feira (16). O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil. Com a medida, Santa Catarina pode ter prejuízos milionários, já que o Estado faturou cerca de 846,7 milhões de dólares nos primeiros quatro meses de 2025. A China foi um dos principais compradores, segundo dados do governo estadual.

No primeiro quadrimestre, Santa Catarina foi responsável por 22,9% do volume e 24,8% das receitas totais das exportações brasileiras de carne de frango no ano. Foram mais de 415 mil toneladas exportadas para países como Arábia Saudita, Países Baixos, China e Japão.

Apesar da carne de frango produzida em Santa Catarina ser destinada para diversos países, a China foi o grande destaque das compras, com crescimento de 30,5% no volume importado e de 43,3% na receita, em comparação ao mesmo período de 2024. 

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária disse que ainda não foi notificada oficialmente sobre esse embargo e que está levantando informações. Uma nota técnica deve ser emitida ainda nesta sexta-feira, segundo a pasta.

O anúncio de Carlos Fávaro veio após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O ministro disse, ainda, que outros países como o Japão também vão restringir a compra de carne de frango do Brasil, mas somente no Rio Grande do Sul. A União Europeia também não comprará a carne de frango brasileira por 60 dias.

— Outros países que já mudaram o protocolo ficam s ao estado do Rio Grande do Sul momentaneamente e depois somente o município de Montenegro, que é onde tem o foco, até que volte à normalidade. O processo deve durar entre 28 e 60 dias e aí com eficiência, com transparência, o Brasil deve voltar à normalidade em todo o país — explicou, em entrevista à TV Centro América

De acordo com o Ministério, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e não há qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

Uma nota técnica também afirmou que as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e tem como objetivo debelar a doença e manter a capacidade produtiva do setor, “garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”.

Também está segundo realizado, segundo o Ministério, “a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil”.

#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #GripeAviáriaRS


FONTE: NSC
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp