{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Redes Sociais", "item": "/ver-noticia/22/redes-sociais" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Oposição avalia que falas de Janja e Lula na China dificultam ainda mais regulação das redes" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7842/oposicao-avalia-falas-janja-lula-china-dificultam#Website", "name" : "Oposição avalia que falas de Janja e Lula na China dificultam ainda mais regulação das redes", "description": "Como reação às falas, o deputado Mendonça Filho promete protocolar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta quarta-feira (14). Oposição considera o caso uma crise política e diplomática", "image" : "/images/noticias/7842/14053428_56.jpg", "url" : "/noticia/7842/oposicao-avalia-falas-janja-lula-china-dificultam" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7842/oposicao-avalia-falas-janja-lula-china-dificultam#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7842/oposicao-avalia-falas-janja-lula-china-dificultam#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7842/oposicao-avalia-falas-janja-lula-china-dificultam" }, "headline": "Oposição avalia que falas de Janja e Lula na China dificultam ainda mais regulação das redes", "description": "Como reação às falas, o deputado Mendonça Filho promete protocolar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta quarta-feira (14). Oposição considera o caso uma crise política e diplomática", "image": ["/images/noticias/7842/14053428_56.jpg"], "datePublished": "2025-05-14T14:29:15", "dateModified": "2025-05-14T14:29:15", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7842/oposicao-avalia-falas-janja-lula-china-dificultam#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }
Após as falas do presidente Lula e da primeira-dama Janja sobre o Tik Tok, a oposição no Congresso avalia que a regulação das redes, que "já era difícil, agora ficou impossível". E prometem uma reação ao que consideram uma "crise política e diplomática", com pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Como o blog mostrou, interlocutores que participaram de uma reunião entre o presidente chinês Xi Jinping e a delegação brasileira contaram que Janja pediu a palavra para falar sobre os efeitos nocivos da rede social chinesa.
Após a repercussão, Lula disse que ele próprio pediu ao governo chinês para "enviar para o Brasil uma pessoa da confiança" para discutir sobre questões digitais e o Tik Tok.
O deputado Mendonça Filho (União-PE), da oposição e autor de um projeto alternativo à regulação das redes, diz que a fala de Lula e Janja eleva a temperatura com o Congresso, "que não deve obedecer ao Executivo, quanto mais ao governo chinês".
"[O presidente Lula] Corroborou uma tese ilegal, inconstitucional e que afronta a soberania do Brasil. Pedir a um presidente chinês, líder de uma autocracia, para mandar um enviado especial para indicar como vai controlar as redes sociais? Isso é crise política, diplomática."
Na avaliação de Mendonça Filho, a reação do governo é um incômodo causado pelo tamanho da repercussão dos vídeos do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), tanto sobre o Pix, quanto sobre o escândalo do INSS. Mais recente, este último alcançou 136 milhões de visualizações em uma única rede social.
Também da oposição, o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) critica as falas na China.
"Fica mais o episódio de vergonha internacional que somos expostos mais uma vez. Já está ficando reincidente", afirma.
Reservadamente, integrantes do Centrão também avaliam que a fala enterra de vez uma discussão sobre regulação das redes. "Cada vez mais sem clima, ainda mais com eleições se aproximando", disse um parlamentar.
Apesar de o assunto ter travado no Congresso, alguns governistas defendiam que algo pudesse avançar durante a discussão da regulação da inteligência artificial. A comissão que vai analisar o assunto vai ser instalada na próxima semana.
A presidente da Comissão, deputada Luiza Canziani (PSD-PR), diz que "mesmo que haja um movimento do governo nesse sentido, pretende separar completamente essa discussão da regulação da IA".
Com a resistência da oposição à regulação, o caso acabou sendo levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que se debruça sobre um artigo do Marco Civil da Internet para responsabilizar as redes sociais sobre o conteúdo publicado na Internet.
Como reação às falas, Mendonça Filho promete protocolar nesta quarta-feira (14) um pedido de convocação de Mauro Vieira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
PL das Fake News está parado
A regulamentação das redes sociais segue estagnada. O projeto que mais avançou até o momento é o PL das Fake News (PL 2630), aprovado pelo Senado em 2020 e encaminhado à Câmara dos Deputados.
Sem avanços nos últimos dois anos, a última movimentação ocorreu em 2 de maio de 2023, quando a proposta, que estava pronta para votação em plenário, foi retirada da pauta a pedido do próprio relator, Orlando Silva (PCdoB-SP).
Em abril deste ano, o secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Brant, declarou que o governo pretende se aproximar do Congresso para retomar as discussões sobre o tema na Casa.
A proposta
O texto do PL das Fake News torna crime a promoção ou financiamento de divulgação em massa de mensagens com conteúdo inverídico por meio de conta automatizada, as chamadas contas-robôs.
Além disso, estabelece que:
provedores tenham representação por pessoa jurídica no Brasil;
provedores serão responsabilizados pelos conteúdos de terceiros cuja distribuição tenha sido impulsionada por pagamento;
plataformas digitais mantenham regras transparentes de moderação;
a retirada imediata de conteúdos que violem direitos de crianças e adolescentes;
conteúdos jornalísticos utilizados por provedores deverão ser remunerados;
e a extensão da imunidade parlamentar às redes sociais.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #LulaDefendeJanjaTikTok