{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "INSS", "item": "/ver-noticia/68/inss" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Lupi pede demissão do Ministério da Previdência, após escândalo de fraudes no INSS" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7799/lupi-pede-demissao-ministerio-previdencia-apos-escandalo#Website", "name" : "Lupi pede demissão do Ministério da Previdência, após escândalo de fraudes no INSS", "description": "Número 2 Wolney Queiroz, deve assumir ministério", "image" : "/images/noticias/7799/02050216_11.jpg", "url" : "/noticia/7799/lupi-pede-demissao-ministerio-previdencia-apos-escandalo" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7799/lupi-pede-demissao-ministerio-previdencia-apos-escandalo#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7799/lupi-pede-demissao-ministerio-previdencia-apos-escandalo#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7799/lupi-pede-demissao-ministerio-previdencia-apos-escandalo" }, "headline": "Lupi pede demissão do Ministério da Previdência, após escândalo de fraudes no INSS", "description": "Número 2 Wolney Queiroz, deve assumir ministério", "image": ["/images/noticias/7799/02050216_11.jpg"], "datePublished": "2025-05-02T08:06:00", "dateModified": "2025-05-02T08:06:00", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7799/lupi-pede-demissao-ministerio-previdencia-apos-escandalo#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Lupi pede demissão do Ministério da Previdência, após escândalo de fraudes no INSS

Número 2 Wolney Queiroz, deve assumir ministério

Guilherme Mazui / Marcela Cunha / Pedro Henrique Gomes / Don Carlos Leal
02/05/2025 08h06 - Atualizado há 3 semanas
Lupi pede demissão do Ministério da Previdência, após escândalo de fraudes no INSS
O ministro Carlos Lupi durante participação em comissão da Câmara. - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados / Reprodução
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) anunciou demissão do governo nesta sexta-feira (2). Sua gestão estava em crise desde que uma investigação revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade", escreveu Lupi em uma rede social.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) anunciou demissão do governo nesta sexta-feira (2). Sua gestão estava em crise desde que uma investigação revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade", escreveu Lupi em uma rede social.

Presidente licenciado do PDT, Lupi estava desde o início do governo, há dois anos e quatro meses, à frente do ministério que tem o INSS em sua estrutura.

O novo ministro será o ex-deputado e número 2 de Lupi, Wolney Queiroz. O presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, que havia sido escolhido por Lupi, foi demitido na semana ada. Lula comentou o caso no pronunciamento do Dia do Trabalhador e afirmou que vai determinar o ressarcimento pelas associações à população afetada.

"Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas", afirmou.
Na avaliação de auxiliares de Lula, a situação de Lupi ficou insustentável mesmo diante do risco de o PDT deixar a base do governo no Congresso Nacional, que é frágil e depende do apoio de porções dos partidos do Centrão.

Tentativa de blindagem
O agora ex-ministro tentou preservar Stefanutto e viu Lula escolher o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do INSS. Lupi ainda dedicou os últimos dias a tentar desfazer a impressão de que foi omisso diante dos alertas de irregularidades no INSS e defendeu a prisão dos envolvidos.

Na semana ada, o Jornal Nacional teve o a atas de reuniões que mostram que Lupi foi alertado sobre o aumento de descontos não autorizados em aposentadorias, mas levou quase um ano para tomar as primeiras providências.

O Conselho Nacional da Previdência Social é presidido pelo ministro da Previdência e reúne a cúpula da pasta e do INSS, além de associações de aposentados, sindicatos e entidades patronais. O conselho estabelece diretrizes, acompanha e avalia a gestão da previdência.

A gestão de Lupi já não era bem avaliada dentro do governo, em especial pelo fracasso da promessa de encerrar as filas das perícias do INSS.

A operação
A operação realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com s falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

O esquema, conforme a investigação, teve início em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), e prosseguiu nesse terceiro mandato de Lula. Entre 2019 e 2024, o prejuízo aos aposentados pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

A operação apreendeu com os suspeitos diversos itens de valor, entre os quais dinheiro em espécie e carros de luxo, como uma Ferrari, joias, relógios de luxo e quadros.

A Polícia Federal considera o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes - conhecido, segundo os próprios investigadores, como Careca do INSS - como o principal operador do esquema de desvio de dinheiro dos aposentados e pensionistas do INSS. Ele é sócio de 22 empresas. Segundo a polícia, todas registradas no mesmo endereço em Taguatinga, a 20 km de Brasília.

#BoaTardeDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CarlosLupiPedeDemissão


FONTE: G1
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp