{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Imposto de Renda", "item": "/ver-noticia/51/imposto-de-renda" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Medida da Receita Federal permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/6859/medida-da-receita-federal-permite-atualizacao-de-valor-de-imovel-na-declaracao-do-ir#Website", "name" : "Medida da Receita Federal permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR", "description": "Possibilidade foi autorizada por lei de reoneração gradual da folha", "image" : "/images/noticias/6859/25095219_161.jpg", "url" : "/noticia/6859/medida-da-receita-federal-permite-atualizacao-de-valor-de-imovel-na-declaracao-do-ir" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/6859/medida-da-receita-federal-permite-atualizacao-de-valor-de-imovel-na-declaracao-do-ir#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/6859/medida-da-receita-federal-permite-atualizacao-de-valor-de-imovel-na-declaracao-do-ir#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/6859/medida-da-receita-federal-permite-atualizacao-de-valor-de-imovel-na-declaracao-do-ir" }, "headline": "Medida da Receita Federal permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR", "description": "Possibilidade foi autorizada por lei de reoneração gradual da folha", "image": ["/images/noticias/6859/25095219_161.jpg"], "datePublished": "2024-09-25T09:45:15", "dateModified": "2024-09-25T09:45:15", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/6859/medida-da-receita-federal-permite-atualizacao-de-valor-de-imovel-na-declaracao-do-ir#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Medida da Receita Federal permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR

Possibilidade foi autorizada por lei de reoneração gradual da folha

Wellton Máximo / Don Carlos Leal
25/09/2024 09h45 - Atualizado em 25/09/2024 às 09h45
Medida da Receita Federal permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR
Medida beneficia tanto pessoas físicas como empresas, mas só é vantajosa para quem pretende vender o imóvel no médio e no longo prazo. Imagem: Marcello Casal Jr / Reprodução
A partir desta terça-feira (24) até 16 de dezembro, os contribuintes poderão atualizar o valor do imóvel na declaração do Imposto de Renda em troca do pagamento imediato do tributo com alíquotas reduzidas. A Receita Federal publicou uma instrução normativa que regulamenta a possibilidade, autorizada pela Lei 14.973, que estabeleceu a reoneração gradual da folha de pagamento até 2027.

Até agora, a legislação não permitia a atualização do valor de compra dos imóveis na declaração do Imposto de Renda, exceto nos casos de reforma e ampliação devidamente comprovados. A nova lei permite a atualização do valor na declaração, recolhendo o tributo sobre o ganho de valor antecipadamente, com alíquotas reduzidas.

A medida beneficia tanto pessoas físicas como empresas, mas só é vantajosa para quem pretende vender o imóvel no médio e no longo prazo. Para a pessoa física, será aplicada uma alíquota de 4% de Imposto de Renda sobre a diferença do valor de compra do imóvel e o valor atualizado. As empresas pagarão 6% de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e 4% de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Atualmente, as pessoas físicas pagam de 15% a 22,5% de Imposto de Renda sobre o ganho de capital (valorização do bem ao longo do tempo) no momento da venda do imóvel. As pessoas jurídicas geralmente pagam 15% de IRPJ e 9% de CSLL, totalizando 24%, mas a soma dos dois tributos pode atingir 34%, dependendo do regime de tributação da empresa.

Dedução
As alíquotas cobradas na venda do imóvel não mudaram. No entanto, a Receita permitirá que quem atualizou o valor do imóvel na declaração deduza, da base de cálculo, a diferença entre o montante atualizado e o montante antes da atualização. Isso resulta em pagamento de menos tributos para quem aproveitou o benefício.

Quem vender o imóvel até três anos após a atualização não poderá deduzir nada. A partir do quarto ano, a parcela a ser descontada aumenta oito pontos percentuais ao ano sobre o valor da diferença – entre o valor atualizado e antes da atualização – até atingir 100% depois de 15 anos. Somente a partir do 16º ano, a dedução será total. Na prática, o benefício será proveitoso apenas para quem trocar de imóvel a partir do nono ou do décimo ano após a atualização.

Procedimento
Os interessados em atualizar o valor do imóvel na declaração deverão apresentar a Declaração de Opção pela Atualização de Bens Imóveis (Dabim). O documento está disponível a partir desta terça-feira no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

O projeto de lei do Orçamento de 2025, enviado ao Congresso no fim de agosto, não prevê quanto o governo pode arrecadar com a antecipação de tributos. Segundo o governo, não foi possível fazer os cálculos porque o impacto sobre os cofres federais dependeria da velocidade da equipe econômica em regulamentar a medida.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ReceitaDeduçãoImpostoImóveis

FONTE: AGÊNCIA BRASIL
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp