{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "INSS", "item": "/ver-noticia/68/inss" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Prova de vida deixará de ser feita pelo segurado e ará a ser função do INSS" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/4538/prova-de-vida-deixara-de-ser-feita-pelo-segurado-e-ara-a-ser-funcao-do-inss#Website", "name" : "Prova de vida deixará de ser feita pelo segurado e ará a ser função do INSS", "description": "Comprovação será feita por meio de cruzamento de dados", "image" : "/images/noticias/4538/25015858_18.jpg", "url" : "/noticia/4538/prova-de-vida-deixara-de-ser-feita-pelo-segurado-e-ara-a-ser-funcao-do-inss" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/4538/prova-de-vida-deixara-de-ser-feita-pelo-segurado-e-ara-a-ser-funcao-do-inss#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/4538/prova-de-vida-deixara-de-ser-feita-pelo-segurado-e-ara-a-ser-funcao-do-inss#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/4538/prova-de-vida-deixara-de-ser-feita-pelo-segurado-e-ara-a-ser-funcao-do-inss" }, "headline": "Prova de vida deixará de ser feita pelo segurado e ará a ser função do INSS", "description": "Comprovação será feita por meio de cruzamento de dados", "image": ["/images/noticias/4538/25015858_18.jpg"], "datePublished": "2023-01-25T10:50:00", "dateModified": "2023-01-25T10:50:00", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/4538/prova-de-vida-deixara-de-ser-feita-pelo-segurado-e-ara-a-ser-funcao-do-inss#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Prova de vida deixará de ser feita pelo segurado e ará a ser função do INSS

Comprovação será feita por meio de cruzamento de dados

Wellton Máximo
25/01/2023 10h50 - Atualizado em 25/01/2023 às 10h50
Prova de vida deixará de ser feita pelo segurado e ará a ser função do INSS
Com a medida, o INSS terá dez meses, a partir da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo - Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil / Reprodução
Procedimento essencial que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, a prova de vida deixará de ser feita pelo segurado. De agora em diante, caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados. A determinação consta de portaria assinada hoje (24) pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante evento que comemorou os 100 anos da Previdência Social.

Com a medida, o INSS terá dez meses, a partir da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo. Se o órgão não conseguir fazer a comprovação nesse período, o segurado ganhará mais dois meses para provar que está vivo. Nesse caso, o beneficiário será notificado pelo aplicativo Meu INSS, por telefone pela Central 135 e pelos bancos para identificar-se e informar o governo.

Segundo o ministro, o novo sistema é mais justo com os segurados porque evita o sacrifício de idosos com dificuldades físicas. “Por que o cidadão tem que provar que está vivo, e não o INSS? Muitos não têm condições físicas ou quem os leve a um posto ou banco para provar a sua vida”, questionou.

Apesar de deixar de ser obrigatória para o beneficiário, a não ser após o cruzamento de dados não revelar nada, a prova de vida pode continuar a ser feita pelo segurado. Basta seguir os procedimentos tradicionais, indo a uma agência bancária ou se manifestando no aplicativo Meu INSS.

O Ministério da Previdência divulgou estatísticas sobre a prova de vida. Neste ano, o órgão deverá comprovar a situação de cerca de 17 milhões de benefícios, entre aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ProvaDeVidaInss

FONTE: AGÊNCIA BRASIL
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp