{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Economia", "item": "/ver-noticia/6/economia" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Bolsonaro anuncia conta de luz mais barata" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/3504/bolsonaro-anuncia-conta-de-luz-mais-barata#Website", "name" : "Bolsonaro anuncia conta de luz mais barata", "description": "O Governo antecipou o fim da bandeira escassez hídrica, e a conta deve baixar a partir do dia 16 de abril", "image" : "/images/noticias/3504/07042724_26.jpg", "url" : "/noticia/3504/bolsonaro-anuncia-conta-de-luz-mais-barata" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/3504/bolsonaro-anuncia-conta-de-luz-mais-barata#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/3504/bolsonaro-anuncia-conta-de-luz-mais-barata#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/3504/bolsonaro-anuncia-conta-de-luz-mais-barata" }, "headline": "Bolsonaro anuncia conta de luz mais barata", "description": "O Governo antecipou o fim da bandeira escassez hídrica, e a conta deve baixar a partir do dia 16 de abril", "image": ["/images/noticias/3504/07042724_26.jpg"], "datePublished": "2022-04-07T23:00:00", "dateModified": "2022-04-07T23:00:00", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/3504/bolsonaro-anuncia-conta-de-luz-mais-barata#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Bolsonaro anuncia conta de luz mais barata

O Governo antecipou o fim da bandeira escassez hídrica, e a conta deve baixar a partir do dia 16 de abril

Ana Paula Castro e Jamile Racanicci,
07/04/2022 23h00 - Atualizado em 07/04/2022 às 23h00
Bolsonaro anuncia conta de luz mais barata
Entenda as bandeiras tarifárias — Foto: G1
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou nesta quarta-feira (6) que a bandeira tarifária escassez hídrica será encerrada no próximo dia 16. O MME anunciou também que será aplicada a bandeira verde (sem cobrança adicional). A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada por uma resolução do CMSE. Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 e foi implantada na tentativa de cobrir os custos adicionais diante das medidas adotadas para enfrentar a escassez hídrica. A decisão antecipa em duas semanas a retirada do custo extra – a previsão inicial era de que a medida durasse até 30 de abril. A bandeira escassez hídrica adicionou R$ 14,20 às contas de energia para cada 100 mWh consumidos (exceto para as famílias inscritas na Tarifa Social).

Estabelecer as tarifas e acionar as demais bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) são atribuições da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em nota, a agência disse que especificamente "a decisão da retirada da bandeira escassez hídrica compete ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)".

O governo afirma que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, mais caras e poluentes que as hidrelétricas. "Com a redução de custos, o Governo Federal antecipou o fim da bandeira escassez hídrica para 15 de abril. E mais, com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de bandeira verde até o final do ano", diz material divulgado pelo ministério.
De acordo com o ministério, a eliminação da cobrança adicional resultará em uma redução média de 20% na conta de luz do consumidor residencial.

O fim da bandeira de escassez hídrica foi uma decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reuniu na tarde desta quarta-feira (6). A vigência da bandeira estava prevista até o fim de abril. Porém, o conselho decidiu interromper a cobrança da bandeira antecipadamente devido à "significativa melhora nas condições de atendimento" e à menor demanda pelo acionamento de usinas térmicas.


Segundo comunicado do conselho, o CMSE revogou a autorização de acionamento de usinas termelétricas para retomar a operação ordinária do sistema. "Essa decisão [...] se refletirá na redução dos custos aos consumidores de energia elétrica brasileiros, mantida a segurança do atendimento", afirmou.

Em rede social, o presidente Jair Bolsonaro também afirmou que todos os consumidores de energia deixarão de pagar a bandeira de escassez hídrica a partir de 16 de abril, quando disse que será acionada a bandeira verde.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#ContaLuzMaisBarata

FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/04/06/governo-antecipa-data-e-bandeira-escassez-hidrica-nas-contas-de-luz-terminara-no-proximo-dia-15.ghtml
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp