{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Economia", "item": "/ver-noticia/6/economia" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Bolsonaro assina MP que libera a venda direta do etanol, sem ar pelas distribuidoras" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/2656/bolsonaro-assina-mp-que-libera-a-venda-direta-do-etanol-sem-ar-pelas-distribuidoras#Website", "name" : "Bolsonaro assina MP que libera a venda direta do etanol, sem ar pelas distribuidoras", "description": "Atualmente, MP determina que um posto associado a um distribuidor só pode vender o combustível desse único fornecedor ", "image" : "/images/noticias/2656/11083505_35.jpg", "url" : "/noticia/2656/bolsonaro-assina-mp-que-libera-a-venda-direta-do-etanol-sem-ar-pelas-distribuidoras" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/2656/bolsonaro-assina-mp-que-libera-a-venda-direta-do-etanol-sem-ar-pelas-distribuidoras#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/2656/bolsonaro-assina-mp-que-libera-a-venda-direta-do-etanol-sem-ar-pelas-distribuidoras#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/2656/bolsonaro-assina-mp-que-libera-a-venda-direta-do-etanol-sem-ar-pelas-distribuidoras" }, "headline": "Bolsonaro assina MP que libera a venda direta do etanol, sem ar pelas distribuidoras", "description": "Atualmente, MP determina que um posto associado a um distribuidor só pode vender o combustível desse único fornecedor ", "image": ["/images/noticias/2656/11083505_35.jpg"], "datePublished": "2021-08-11T19:29:45", "dateModified": "2021-08-11T19:29:45", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/2656/bolsonaro-assina-mp-que-libera-a-venda-direta-do-etanol-sem-ar-pelas-distribuidoras#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Bolsonaro assina MP que libera a venda direta do etanol, sem ar pelas distribuidoras

Atualmente, MP determina que um posto associado a um distribuidor só pode vender o combustível desse único fornecedor

11/08/2021 19h29 - Atualizado em 11/08/2021 às 19h29
O presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta quarta-feira (11) uma Medida Provisória (MP) que autoriza a venda do etanol direto das usinas para os postos de combustível. A cerimônia, que ocorreu no Palácio do Planalto, contou com a participação de representantes do setor produtivo, além de ministros, como o da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A venda direta do etanol, sem ar pelas distribuidoras, já foi defendida diversas vezes por Bolsonaro, como uma forma de reduzir o preço do combustível.

Atualmente, a MP determina que um posto associado a um distribuidor só pode vender o combustível desse único fornecedor. Essa medida tem força de lei, ou seja, a a valer imediatamente após , mas precisa ser analisada ainda pelo Congresso Nacional em um prazo máximo de 120 dias para não caducar  "Após 20 anos, esperamos que, até 2022, até oito novos agentes comecem a atuar no segmento de refino, competindo entre si e com a Petrobras e importadores, fornecendo produtos a distribuidores e revendedores, impactando na dinâmica de todas as etapas da comercialização" disse o ministro.  Albuquerque cita ainda que há mais de 120 agentes - entre refinarias de petróleo, usinas de etanol, produtores de biodiesel, importadores e revendedores varejistas -, atuando no mercado para levar combustíveis aos consumidores brasileiros.

Após citar medida recente de redução dos tributos federais para o diesel e o gás de cozinha, Albuquerque acrescentou que espera a mesma contrapartida nos tributos estaduais. "O tributo estadual representa em média 27% para gasolina, 15% para o diesel, 155% para o etanol hidratado e 14% para o gás de cozinha. O CMS é cobrado a partir de um porcentual de uma base de cálculo que acompanha o preço final na bomba, potencializando o aumento do preço do combustível. Já o tributo federal não aumenta, pois é um valor fixo por litro". A MP de combustíveis ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas a divulgação em edição extra deve sair ainda hoje.

ICMS sobre bandeira tarifária
Em seu discurso, o presidente Bolsonaro disse que o governo estuda proibir os estados a cobrar ICMS sobre a bandeira tarifária da conta de luz. Ele lembra que o Brasil vive uma das mais severas crises hídricas da sua história, o que levou à adoção da bandeira vermelha na conta de luz, que encarece a tarifa. Ao mesmo tempo, no entanto, ele criticou governadores, afirmando que eles cobram ICMS, imposto de competência estadual, sobre a bandeira tarifária. "Fomos obrigados a colocar bandeira vermelha para pagar uma outra fonte de energia que é a termoelétrica, que é muito mais cara. Os governadores cobram ICMS em cima da bandeira. Quem paga a conta disso? Sou eu", disse. "Uma proposta nesse sentido, que não seja permitido cobrar ICMS em cima de bandeira, talvez deva ser estudada".

Bolsonaro também voltou a insistir na defesa de uma proposta que enviou ao Congresso sobre a cobrança de ICMS sobre combustível, afirmando ter reduzido tributos federais. O presidente também colocou sobre os impostos estaduais a culpa pelo alto preço do gás de cozinha, apesar de a Petrobras ter aumentado o preço do produto em 35% neste ano. Bolsonaro voltou a dizer que a população precisa saber quem são os responsáveis pela elevação dos preços.

*Publicado por Ligia Tuon / Com Reuters

#BoaNoiteRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#VendaDiretaDoEtanol

FONTE: https://diarioderiodoscedros-br.noticiascatarinenses.com/business/2021/08/11/bolsonaro-assina-medida-provisoria-que-libera-venda-direta-do-etanol
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp