{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Eventos Climáticos", "item": "/ver-noticia/31/eventos-climaticos" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Neve e frio intenso em várias regiões: Defesa Civil de SC monitora queda nas temperaturas" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7888/neve-frio-intenso-varias-regioes-defesa-civil#Website", "name" : "Neve e frio intenso em várias regiões: Defesa Civil de SC monitora queda nas temperaturas", "description": "Chance maior de neve ocorre na quinta-feira. Órgão acompanha boletins meteorológicos e orienta a população a adotar medidas de cuidado de saúde", "image" : "/images/noticias/7888/26054302_99.jpg", "url" : "/noticia/7888/neve-frio-intenso-varias-regioes-defesa-civil" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7888/neve-frio-intenso-varias-regioes-defesa-civil#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7888/neve-frio-intenso-varias-regioes-defesa-civil#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7888/neve-frio-intenso-varias-regioes-defesa-civil" }, "headline": "Neve e frio intenso em várias regiões: Defesa Civil de SC monitora queda nas temperaturas", "description": "Chance maior de neve ocorre na quinta-feira. Órgão acompanha boletins meteorológicos e orienta a população a adotar medidas de cuidado de saúde", "image": ["/images/noticias/7888/26054302_99.jpg"], "datePublished": "2025-05-26T16:37:30", "dateModified": "2025-05-26T16:37:30", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7888/neve-frio-intenso-varias-regioes-defesa-civil#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado no domingo (25) sobre a queda brusca das temperaturas nesta semana. Conforme o monitoramento do órgão, o estado tem chance de neve e frio intenso em diversas regiões, com as temperaturas mínimas ficando "bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas".
O frio chega com força na quarta (28), com a maior chance de neve na quinta-feira (29). A Defesa Civil afirma que acompanha os boletins meteorológicos sobre o tema por se tratar de um evento de difícil previsão. Por conta do frio, a população está sendo orientada a adotar medidas de cuidado.
"A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue atenta aos desdobramentos do tempo e orienta a população a adotar medidas preventivas, como o cuidado com a saúde em função do frio, atenção ao uso de aquecedores e calefação e cuidados redobrados ao trafegar por rodovias em áreas de serra", disse o órgão.
Além da neve, a Defesa Civil afirma que há chance de formação de geada ampla, inclusive em áreas litorâneas. No interior, a previsão é de geada forte, com possibilidade de congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais altas do estado.
O tempo ameno registrado no estado nesta segunda-feira (26) começa a mudar na terça, com a atuação de uma frente fria que avança sobre o território catarinense. O fenômeno irá provocar chuva, instabilidade. Há chance de temporais, principalmente nas regiões do Grande Oeste.
Com o afastamento desse sistema, a massa de ar seco e frio avança sobre o Sul do Brasil e derruba as temperaturas em todo o estado. A partir da noite de quarta (28), os termômetros registram frio intenso e rajadas entre 50 e 70 km/h.
A última vez que o estado registrou neve foi em agosto de 2024 em Bom Jardim da Serra. Na época, as temperaturas chegaram a 3,93ºC e os visitantes foram às ruas "celebrar" o fenômeno (assista abaixo).
Entre quarta e quinta, as mínimas ficam abaixo de 0°C nessas regiões. Nas áreas do Planalto, as temperaturas ficam em torno de 2°C, e perto de 10°C no litoral, Vale do Itajaí e Grande Oeste.
Cidades onde pode nevar:
São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra são as cidades da Serra catarinense que geralmente registram neve. Em entrevista ao g1 em 2023, o meteorologista Marcelo Martins explicou que esses municípios estão em uma posição favorável para o fenômeno:
"A orografia da região, ou seja, vale e montanhas, além da altitude e posição geográfica mesmo, recebe os sistemas frios e chuvosos que vem do pólo, que se chocam com o que chegam úmidos e quentes vindos da Amazônia", resumiu o meteorologista.
Conheça as cidades que mais nevam:
Com uma população de 25.939 habitantes, segundo o Censo 2022, São Joaquim ocupa uma área de 1.892 km², a 1354 metros de altitude, e faz divisa com Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, e Lages.
Urubici tem 10.834 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 915 metros. Possui uma área de 1021,371 km². O ponto mais alto do município é o famoso Morro da Igreja, com 1.822 metros.
Urupema tem 2.656 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 1.425 metros. O município tem grande ocorrência de geada, cerca de 50 por ano, conforme a prefeitura. Possui 350.037 quilômetros de extensão.
Bom Jardim da Serra tem 4.026 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 1.250 metros. O município tem 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura, conforme a prefeitura. Possui 935.872 quilômetros de extensão.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #FrioChegaEmSC