{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Política", "item": "/ver-noticia/3/politica" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "PL protocola requerimento de urgência da anistia no sistema da Câmara" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7722/pl-protocola-requerimento-urgencia-anistia-sistema-camara#Website", "name" : "PL protocola requerimento de urgência da anistia no sistema da Câmara", "description": "Pedido de aceleração da votação foi protocolado com 262 apoios à urgência. Governo Lula tenta ofensiva para retirada de s", "image" : "/images/noticias/7722/14045528_62.jpg", "url" : "/noticia/7722/pl-protocola-requerimento-urgencia-anistia-sistema-camara" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7722/pl-protocola-requerimento-urgencia-anistia-sistema-camara#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7722/pl-protocola-requerimento-urgencia-anistia-sistema-camara#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7722/pl-protocola-requerimento-urgencia-anistia-sistema-camara" }, "headline": "PL protocola requerimento de urgência da anistia no sistema da Câmara", "description": "Pedido de aceleração da votação foi protocolado com 262 apoios à urgência. Governo Lula tenta ofensiva para retirada de s", "image": ["/images/noticias/7722/14045528_62.jpg"], "datePublished": "2025-04-14T07:58:15", "dateModified": "2025-04-14T07:58:15", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7722/pl-protocola-requerimento-urgencia-anistia-sistema-camara#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

PL protocola requerimento de urgência da anistia no sistema da Câmara

Pedido de aceleração da votação foi protocolado com 262 apoios à urgência. Governo Lula tenta ofensiva para retirada de s

Gabriel Buss / Don Carlos Leal
14/04/2025 07h58 - Atualizado há 1 mês
PL protocola requerimento de urgência da anistia no sistema da Câmara
Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro com 264 s. - Foto: Reprodução
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou no sistema da Câmara, na tarde desta segunda-feira (14/4), o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro. A proposta foi apresentada com 264 s, mas duas foram invalidadas, totalizando 262 apoios à urgência.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou no sistema da Câmara, na tarde desta segunda-feira (14/4), o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro. A proposta foi apresentada com 264 s, mas duas foram invalidadas, totalizando 262 apoios à urgência.

Na semana ada, o PL conseguiu 257 s e, assim, garantiu o apoio da maioria absoluta de deputados federais. Embora festejada pelos congressistas, a marca cumpre formalidade, mas não assegura a tramitação da matéria. O pedido foi protocolado em um momento em que o governo Lula entrou em campo para tentar pressionar partidos da base a retirarem s do requerimento.

Mesmo que tenha sido protocolado, isso não significa que há urgência para a proposta. Para que o PL e a tramitar sob esse regime, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisa pautar o pedido, e o plenário, referendá-lo. A apresentação oficial do requerimento, porém, é mais um o político na pressão pela anistia aos envolvidos no 8/1.

Segundo dados do STF, no fim de março, havia 144 pessoas presas por ações ligadas ao ato de depredação e tentativa de golpe de Estado.

A avaliação de uma ala da Câmara é de que Motta vai continuar, ao menos por ora, a negociação com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo Lula em busca de alternativas ao texto, iniciado algumas semanas atrás.

Desde a campanha ao comando da Câmara, Motta sempre defendeu que pautas polêmicas não seriam uma prioridade para ele. Uma das ressalvas em dar andamento ao texto é justamente a divisão da sociedade e do Congresso em relação ao tema da anistia. Apesar de alcançar 257 s de deputados, o avanço no Senado é incerto.

As últimas duas pesquisas divulgadas sobre o tema, da Quaest e do Datafolha, mostraram que 56% da população é contrária à anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

A discussão sobre a anistia será debatida em uma reunião de líderes da Câmara prevista para a semana depois da Páscoa. Até lá, os diálogos entre os Três Poderes devem seguir em busca de uma resolução.

Um dos imes que envolve o projeto é justamente o alcance da anistia. No último relatório, quando a proposta ainda estava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a anistia abrangeria todos os envolvidos em atos realizados de 30 de outubro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Neste cenário, um dos beneficiados poderia ser o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além dele, ex-ministros do governo anterior e generais da alta patente das Forças Armadas poderiam usufruir dos benefícios.

#BomDiaDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #PLDaAnistia


FONTE: METRÓPOLES
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp