{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Política", "item": "/ver-noticia/3/politica" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Inelegibilidade: PL que altera a Ficha Limpa volta à pauta do Senado" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7595/inelegibilidade-pl-altera-ficha-limpa-volta-pauta#Website", "name" : "Inelegibilidade: PL que altera a Ficha Limpa volta à pauta do Senado", "description": "Proposta muda período que um político pode ficar impedido de concorrer e estabelece teto máximo de 12 anos", "image" : "/images/noticias/7595/18034505_76.jpg", "url" : "/noticia/7595/inelegibilidade-pl-altera-ficha-limpa-volta-pauta" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7595/inelegibilidade-pl-altera-ficha-limpa-volta-pauta#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7595/inelegibilidade-pl-altera-ficha-limpa-volta-pauta#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7595/inelegibilidade-pl-altera-ficha-limpa-volta-pauta" }, "headline": "Inelegibilidade: PL que altera a Ficha Limpa volta à pauta do Senado", "description": "Proposta muda período que um político pode ficar impedido de concorrer e estabelece teto máximo de 12 anos", "image": ["/images/noticias/7595/18034505_76.jpg"], "datePublished": "2025-03-18T12:42:00", "dateModified": "2025-03-18T12:42:00", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7595/inelegibilidade-pl-altera-ficha-limpa-volta-pauta#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Inelegibilidade: PL que altera a Ficha Limpa volta à pauta do Senado

Proposta muda período que um político pode ficar impedido de concorrer e estabelece teto máximo de 12 anos

Gabriel Buss / Don Carlos Leal
18/03/2025 12h42 - Atualizado há 2 meses
Inelegibilidade: PL que altera a Ficha Limpa volta à pauta do Senado
A principal mudança do Projeto de Lei complementar (PLP) nº 192/2023 é a que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa, alterando o prazo de inelegibilidade. - Foto: Vinícius Schimidt / Reprodução
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

O Senado Federal pautou para o plenário desta terça-feira (18/3) a votação do Projeto de Lei complementar (PLP) nº 192/2023, que é um dos braços da chamada minirreforma eleitoral. A principal mudança da proposta é a que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa, alterando o prazo de inelegibilidade.

O Senado Federal pautou para o plenário desta terça-feira (18/3) a votação do Projeto de Lei complementar (PLP) nº 192/2023, que é um dos braços da chamada minirreforma eleitoral. A principal mudança da proposta é a que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa, alterando o prazo de inelegibilidade.

O texto estabelece que o prazo de oito anos de inelegibilidade ará a contar no momento da decisão que proibir o político de concorrer. Atualmente, o político fica inelegível depois do cumprimento da pena.

Na prática, ele fica impossibilitado de concorrer no período da sua pena e mais oito anos. Com a minirreforma, ele ficará impossibilitado por oito anos a contar da decisão, com um limite máximo de 12 anos em que a sanção possa durar.

A proposta já entrou na pauta de votações do plenário anteriormente e não avançou, porque existem resistências dentro do Senado ao texto. A indicação de que o tema será discutido nesta terça não significa necessariamente que o texto vai ser votado.

O relator da proposta manteve o texto que veio da Câmara, de autoria da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. O congressista fez apenas alterações de redação, ou seja, que não precisam de nova análise dos deputados.

Ponto de atrito
Um dos pontos que causam atrito é que diz que a mudança, caso aprovada, valerá “inclusive em relação a condenações e fatos pretéritos”, ou seja, pessoas que atualmente estão impedidas de concorrer nas eleições, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo.

Outro ponto do projeto é o que unifica para seis meses antes do dia do pleito a data para que agentes públicos se descompatibilizem dos cargos para disputar a eleição. A regra se aplica, por exemplo, a agentes do Ministério Público e policiais militares que queiram concorrer.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #PLDaInelegibilidadeVoltaAoSenado


FONTE: METRÓPOLES
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp