{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "PIX", "item": "/ver-noticia/104/pix" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Transações de Pix despencam após mobilização da oposição sobre taxação e monitoramento" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/7330/transacoes-de-pix-despencam-apos-mobilizacao-da-oposicao-sobre-taxacao-e-monitoramento#Website", "name" : "Transações de Pix despencam após mobilização da oposição sobre taxação e monitoramento", "description": "Vídeo e Nikolas que teve 10 vezes mais visualizações que o de Lula será investigado", "image" : "/images/noticias/7330/15012947_68.jpg", "url" : "/noticia/7330/transacoes-de-pix-despencam-apos-mobilizacao-da-oposicao-sobre-taxacao-e-monitoramento" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/7330/transacoes-de-pix-despencam-apos-mobilizacao-da-oposicao-sobre-taxacao-e-monitoramento#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/7330/transacoes-de-pix-despencam-apos-mobilizacao-da-oposicao-sobre-taxacao-e-monitoramento#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/7330/transacoes-de-pix-despencam-apos-mobilizacao-da-oposicao-sobre-taxacao-e-monitoramento" }, "headline": "Transações de Pix despencam após mobilização da oposição sobre taxação e monitoramento", "description": "Vídeo e Nikolas que teve 10 vezes mais visualizações que o de Lula será investigado", "image": ["/images/noticias/7330/15012947_68.jpg"], "datePublished": "2025-01-15T07:11:45", "dateModified": "2025-01-15T07:11:45", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/7330/transacoes-de-pix-despencam-apos-mobilizacao-da-oposicao-sobre-taxacao-e-monitoramento#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Transações de Pix despencam após mobilização da oposição sobre taxação e monitoramento

Vídeo e Nikolas que teve 10 vezes mais visualizações que o de Lula será investigado

Thaís Barcellos / Dimitrius Dantas / Lauro Jardim / Don CarlosLeal
15/01/2025 07h11 - Atualizado há 4 meses
Transações de Pix despencam após mobilização da oposição sobre taxação e monitoramento
Número de transações do Pix registrou, nos primeiros dias de janeiro, a maior queda em relação ao mês anterior desde o lançamento do sistema de pagamentos. - Imagem: Freepik / Reprodução
Sob uma onda de notícias falsas e uma série de dúvidas nos brasileiros a respeito da tributação, o número de transações do Pix registrou nos primeiros dias de janeiro a maior queda em relação ao mês anterior desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, em novembro de 2020.

Com base nos dados do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do BC, a quantidade de operações Pix entre 4 e 10 de janeiro somou 1,250 bilhão, uma queda de 10,9% ante o mesmo período de dezembro. Antes disso, o maior recuo no número de transações nesse intervalo havia ocorrido em janeiro de 2022 na comparação com o mês anterior(-7,5%).

Esse intervalo de dias concentra o maior volume de transferências de cada mês, já que inclui as datas em que a maioria dos salários é paga. Ou seja, esse período de análise ajuda a retirar a sazonalidade das movimentações.

No SPI, são liquidadas as operações de Pix que envolvem instituições diferentes. As transações que são liquidadas pelos próprios bancos e fintechs só são readas para o BC mensalmente.

Os dados vêm após a forte repercussão da norma da Receita Federal que ampliou a fiscalização sobre as movimentações financeiras de consumidores e empresas. Há um temor disseminado na população de que as garras do leão alcancem mais pessoas e empresas, principalmente aquelas que atuam como autônomos e informais. A Receita nega que o objetivo seja pegar os pequenos.

O Pix é o meio de pagamento mais usado do país, seguido pelo cartão de débito e pelo dinheiro em espécie, segundo pesquisa do BC divulgada em 2024. Mensalmente, o número de operações beirava os 6 bilhões até o fim do ano ado, com um volume financeiro de cerca de R$ 2,5 trilhões.

Tradicionalmente, ocorre uma redução no número de transações Pix entre o início de dezembro e janeiro. No último mês do ano, há um componente sazonal forte, com a entrada do 13º salário e as compras de Natal. No início de 2025, porém, não só a queda ante dezembro foi mais forte, como o número de transações de 4 a 10 de janeiro também ficou aquém do mesmo período de novembro, outubro e setembro de 2024.

Isso é atípico para o Pix, que virou um sucesso absoluto e revolucionou a forma que a população brasileira lida com o dinheiro. As transações pelo meio de pagamento crescem de forma praticamente ininterrupta desde sua criação. Além dos meses de janeiro de 2025, 2024, 2023 e 2022, o único recuo mensal, no período de 4 a 10 de cada mês, foi em julho do ano ado.

Na quarta-feira (15), o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas anuncio que vai derrubar a instrução normativa que aumentava a fiscalização sobre transferências acima de R$ 5.000 do Pix de pessoas físicas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estava ao lado de Barreirinhas durante o anúncio e disse que uma MP vai garantir a não tributação da utilização dessa forma de pagamento e o sigilo na forma da legislação aplicável. A derrubada da norma já estava no radar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na avaliação do PT, só dizer que a taxação do Pix é fake news não seria suficiente para conter o dano causado à imagem do governo.

A revogação é uma derrota política para Haddad. Também presente durante o anúncio, o ministro da AGU (Advocacia Geral da União), Jorge Messias, disse que determinou ao órgão que notifique a PF (Polícia Federal) ainda na quarta-feira para abrir um inquérito mirando os autores de notícias e golpes envolvendo o Pix.

Messias falou também em “atores nas redes sociais que geraram essa desordem informacional”. Um dos vídeos críticos à mudança no Fisco que se popularizou nas redes foi o do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), superando a marca de 150 milhões de visualizações no Instagram.

#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #PolêmicaDoPix

FONTE: O GLOBO
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp