{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Eventos Climáticos", "item": "/ver-noticia/31/eventos-climaticos" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Agosto terá ‘bombardeio’ de fenômenos climáticos em SC, com imprevisibilidade e chuva volumosa" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/5249/agosto-tera-bombardeio-de-fenomenos-climaticos-em-sc-com-imprevisibilidade-e-chuva-volumosa#Website", "name" : "Agosto terá ‘bombardeio’ de fenômenos climáticos em SC, com imprevisibilidade e chuva volumosa", "description": "O último mês de inverno terá mudanças importantes nas temperaturas, aponta meteorologista", "image" : "/images/noticias/5249/31074559_40.jpg", "url" : "/noticia/5249/agosto-tera-bombardeio-de-fenomenos-climaticos-em-sc-com-imprevisibilidade-e-chuva-volumosa" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/5249/agosto-tera-bombardeio-de-fenomenos-climaticos-em-sc-com-imprevisibilidade-e-chuva-volumosa#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/5249/agosto-tera-bombardeio-de-fenomenos-climaticos-em-sc-com-imprevisibilidade-e-chuva-volumosa#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/5249/agosto-tera-bombardeio-de-fenomenos-climaticos-em-sc-com-imprevisibilidade-e-chuva-volumosa" }, "headline": "Agosto terá ‘bombardeio’ de fenômenos climáticos em SC, com imprevisibilidade e chuva volumosa", "description": "O último mês de inverno terá mudanças importantes nas temperaturas, aponta meteorologista", "image": ["/images/noticias/5249/31074559_40.jpg"], "datePublished": "2023-07-31T13:42:00", "dateModified": "2023-07-31T13:42:00", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/5249/agosto-tera-bombardeio-de-fenomenos-climaticos-em-sc-com-imprevisibilidade-e-chuva-volumosa#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Agosto terá ‘bombardeio’ de fenômenos climáticos em SC, com imprevisibilidade e chuva volumosa

O último mês de inverno terá mudanças importantes nas temperaturas, aponta meteorologista

Ana Schoeller
31/07/2023 13h42 - Atualizado em 31/07/2023 às 13h42
Agosto terá ‘bombardeio’ de fenômenos climáticos em SC, com imprevisibilidade e chuva volumosa
Agosto promete muita chuva em Santa Catarina. - Foto: Reprodução / GOES16
Começa nesta terça-feira (1°) agosto, o último mês do inverno no Hemisfério Sul. O mês, de acordo com o meteorologista Piter Scheuer, promete um combo de fenômenos climáticos em Santa Catarina. “Agosto será um mês chuvoso e as tempestades prometem ser mais amplas e significativas”, explica Scheuer. Segundo o meteorologista, é provável que o Estado e por episódios de tempo severo. Ciclones extratropicais e frentes frias também estão na previsão. “Com o fluxo de ar quente vindo da floresta amazônica podemos ter episódios com tempo severo, como ciclones que podem trazer transtornos”, diz.

O mês começará seco, e com temperaturas mais elevadas. Ao longo dos dias, no entanto, a chuva deve tomar conta do cenário estadual. A Defesa Civil de Santa Catarina, alertou ainda que agosto tem previsão para inundações, enxurradas e deslizamentos.

A Defesa Civil do Estado listou os seguintes riscos para agosto: tendência que a estiagem no Grande Oeste seja amenizada e até revertida nos próximos meses; Há chance de eventos de chuva volumosa, com risco para inundações, enxurradas e deslizamentos; Episódios de frio intenso, com registro de temperaturas negativas e congelamento de pistas; Ressalta-se a atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos, moradores de rua) e animais domésticos. Mantenha-se aquecido e beba bastante água. Danos provocados por eventos de agitação marítima e ressaca devem ser menos frequentes em relação a um inverno típico; Nevoeiros se tornam mais comuns, com risco para trânsito e navegação.

Mês começa com nevoeiroNesta terça-feira (1°) a Defesa Civil de Santa Catarina prevê que o Estado seguirá com a influência do centro de alta pressão que mantém o tempo estável, com predomínio de sol no Grande Oeste e com a presença de algumas nuvens do centro ao leste de Santa Catarina no início do dia. Entre a madrugada e a manhã, há condições para a formação de nevoeiros e uma pequena chance de ocorrência de geada nos pontos mais altos do Estado.

As temperaturas mínimas variam entre 3°C e 12°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale e ficam entre 11°C e 18°C nas demais regiões. As máximas oscilam entre 22°C e 29°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e variam entre 19°C e 25°C no restante do Estado. Durante a tarde, a umidade relativa do ar atinge valores abaixo dos 40% do Grande Oeste aos Planaltos, recomenda-se atenção especial com pessoas vulneráveis, animais domésticos e a ingestão de água.

Diferença com o último agostoEm 2022, ao contrário deste ano, a chuva era mais escassa. Neste ponto é importante lembrar que Santa Catarina está sob influência do El Niño, que traz mais chuvas, e no ano anterior, o La Niña, com escassez.
“Agosto deve começar mais seco devido à influência de um bloqueio atmosférico que impede a chegada ao Estado de chuva. A segunda quinzena do mês deverá ser mais chuvosa. A média mensal para agosto é maior no Oeste e Meio Oeste, com acumulados variando entre 150 a 190 mm. Já do Planalto ao Litoral a chuva acumulada neste mês varia entre 90 a 150 mm”, disse a Defesa Civil do Estado sobre o último mês do inverno ado.

#BoTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #EventosClimáticosSC

FONTE: ND+
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp