{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Polêmica", "item": "/ver-noticia/90/polemica" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Tributação de compras da Shein e Shopee não será revertida, diz Receita" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/4820/tributacao-de-compras-da-shein-e-shopee-nao-sera-revertida-diz-receita#Website", "name" : "Tributação de compras da Shein e Shopee não será revertida, diz Receita", "description": "Segundo secretário Barreirinhas, não haverá meio-termo para pessoa física", "image" : "/images/noticias/4820/18041818_21.jpg", "url" : "/noticia/4820/tributacao-de-compras-da-shein-e-shopee-nao-sera-revertida-diz-receita" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/4820/tributacao-de-compras-da-shein-e-shopee-nao-sera-revertida-diz-receita#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/4820/tributacao-de-compras-da-shein-e-shopee-nao-sera-revertida-diz-receita#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/4820/tributacao-de-compras-da-shein-e-shopee-nao-sera-revertida-diz-receita" }, "headline": "Tributação de compras da Shein e Shopee não será revertida, diz Receita", "description": "Segundo secretário Barreirinhas, não haverá meio-termo para pessoa física", "image": ["/images/noticias/4820/18041818_21.jpg"], "datePublished": "2023-04-18T11:04:00", "dateModified": "2023-04-18T11:04:00", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/4820/tributacao-de-compras-da-shein-e-shopee-nao-sera-revertida-diz-receita#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Tributação de compras da Shein e Shopee não será revertida, diz Receita

Segundo secretário Barreirinhas, não haverá meio-termo para pessoa física

Wellton Máximo / Agência Brasil
18/04/2023 11h04 - Atualizado em 18/04/2023 às 11h04
Tributação de compras da Shein e Shopee não será revertida, diz Receita
Segundo o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, não haverá meio-termo para pessoa física - Foto: Reprodução
De acordo com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, não está em debate a retirada da alíquota de 60% do Imposto de Importação sobre as encomendas. "Se a empresa declara adequadamente, não coloca o nome de uma pessoa física qualquer como remetente. Se ela declara o bem corretamente, esse imposto já é recolhido”, completou.

O secretário reiterou que as medidas não configuram criação de imposto porque o governo está apenas combatendo brechas e reforçando uma cobrança que já existe, ao tributar encomendas de empresas para pessoas físicas. Segundo ele, a medida garantirá concorrência justa perante as empresas de comércio eletrônico que recolhem impostos.

“Para essas empresas que atuam corretamente, não muda nada. Para o consumidor que compra delas, nada muda. O que estamos fazendo inclusive é uma justiça em relação às empresas que competem nesse ambiente”, comentou Barreirinhas.

Apesar da reação negativa de consumidores nas redes sociais, o secretário da Receita disse ter recebido elogios de empresas de comércio eletrônico nacionais. “Muitas das empresas já vieram a público apoiar a medida”, declarou o secretário. Atualmente, varejistas brasileiras e estrangeiras com filiais no país reclamam de concorrência desleal de sites asiáticos que enviam mercadorias com remetente de pessoa física e fracionam encomendas para serem isentas.

O governo não pretende reverter, parcialmente ou totalmente, o cerco a empresas estrangeiras que usam brechas para venderem produtos sem pagarem imposto, disse nesta segunda-feira (17) o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Ele disse que a alíquota de 60% ará a incidir sobre o envio de mercadorias de até US$ 50 em todas as circunstâncias, inclusive nas remessas entre pessoas físicas.

“Não vamos voltar atrás porque a lei é muito clara. Há uma tributação hoje e ela não está sendo efetivada. A Receita Federal já está tomando medidas em relação à efetivação dessa legislação atual e as propostas que estamos indicando e deverão ser anunciadas muito em breve se referem a instrumentalizar a Receita Federal para fazer valer a lei que já existe hoje”, afirmou Barreirinhas durante entrevista coletiva para explicar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

O secretário deu a declaração ao responder a uma pergunta sobre se o governo pretendia chegar a um meio-termo na taxação de encomendas vindas do exterior. Na semana ada, o Ministério da Fazenda e a Receita anunciaram a intenção de reforçar a fiscalização de encomendas, por meio do preenchimento de uma declaração antecipada da empresa vendedora e do fim da isenção de encomendas entre pessoas físicas de até US$ 50, benefício regulado por uma instrução normativa do Fisco.

Barreirinhas reiterou que o novo arcabouço fiscal, que deverá ser enviado ao Congresso nesta terça-feira (18), não prevê aumento de impostos, mas o fechamento de algumas brechas para o não pagamento de tributos. O secretário afirmou que algumas medidas para aumento de arrecadação já foram anunciadas e outras serão divulgadas no segundo semestre.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TaxaçãoImportandosSeráMantida

FONTE: CORREIO 24 HORAS
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp