{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Curiosidades", "item": "/ver-noticia/46/curiosidades" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Missão suicida da Nasa vai jogar nave em asteroide para defender a terra" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/4063/missao-suicida-da-nasa-vai-jogar-nave-em-asteroide-para-defender-a-terra#Website", "name" : "Missão suicida da Nasa vai jogar nave em asteroide para defender a terra", "description": "A missão Dart será um teste de redirecionamento do artefato da órbita da Terra. O evento será transmitido ao vivo", "image" : "/images/noticias/4063/23094919_04.jpg", "url" : "/noticia/4063/missao-suicida-da-nasa-vai-jogar-nave-em-asteroide-para-defender-a-terra" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/4063/missao-suicida-da-nasa-vai-jogar-nave-em-asteroide-para-defender-a-terra#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/4063/missao-suicida-da-nasa-vai-jogar-nave-em-asteroide-para-defender-a-terra#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/4063/missao-suicida-da-nasa-vai-jogar-nave-em-asteroide-para-defender-a-terra" }, "headline": "Missão suicida da Nasa vai jogar nave em asteroide para defender a terra", "description": "A missão Dart será um teste de redirecionamento do artefato da órbita da Terra. O evento será transmitido ao vivo", "image": ["/images/noticias/4063/23094919_04.jpg"], "datePublished": "2022-09-23T15:45:45", "dateModified": "2022-09-23T15:45:45", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/4063/missao-suicida-da-nasa-vai-jogar-nave-em-asteroide-para-defender-a-terra#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

Missão suicida da Nasa vai jogar nave em asteroide para defender a terra

A missão Dart será um teste de redirecionamento do artefato da órbita da Terra. O evento será transmitido ao vivo

Marcella Duarte
23/09/2022 15h45 - Atualizado em 23/09/2022 às 15h45
Missão suicida da Nasa vai jogar nave em asteroide para defender a terra
Missão Dart é um teste suicida de redirecionamento de órbita para defender a Terra - Imagem: Nasa
A Nasa está prestes a jogar uma nave de mais de US$ 300 milhões (R$ 1,5 bi) contra um asteroide. O teste suicida faz parte da missão Dart (Double Asteroid Redirect Mission), de defesa planetária, para ver se conseguiríamos desviar uma rocha espacial perigosamente em direção à Terra. Mas não há motivo para preocupação. O asteroide em questão, o pequeno Dimorphos (170m de largura), está bem longe de nós e não representa qualquer risco.

É apenas uma prova da tecnologia — que não pretende destruí-lo, mas sim empurrá-lo para alterar sua órbita, como um jogo de bilhar cósmico. A missão é inédita, e pode ser útil no futuro, caso haja uma real ameaça. A nave, lançada ao espaço em novembro do ano ado, já está perto de seu alvo. O impacto está previsto para ocorrer na noite da próxima segunda-feira (26). A agência espacial transmitirá tudo ao vivo.

Parte das imagens será filmada pela câmera Draco, a bordo de Dart, e outras por um pequeno satélite italiano LICIACube, que se separou da nave na última semana, e sobreviverá ao impacto (se tudo ocorrer como o esperado). Assim, todo o processo será registrado, inclusive a cratera de impacto que ficará na superfície do asteroide após a colisão — que pode ser maior ou menor, dependendo da "dureza" do asteroide, que ainda é desconhecida. Dimorphos age como uma lua, orbitando um asteroide maior, chamado Didymos (780 m), em um sistema binário. Se o teste for bem-sucedido, essa órbita será alterada para mais perto — mas só saberemos o quanto nos próximos meses e anos.

E, como ambos estão gravitacionalmente ligados, o teste acontece em um ambiente controlado e seguro; não há chances de Dimorphos ser lançado desgovernado para o espaço.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #NasaJogaNaveEmAsteroide

FONTE: UOL
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp