{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/_logo1706558649.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diário de Rio dos Cedros", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Internet", "item": "/ver-noticia/24/internet" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "O primeiro cabo submarino de alta capacidade entre Brasil e Europa já está funcionando" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/2193/o-primeiro-cabo-submarino-de-alta-capacidade-entre-brasil-e-europa-ja-esta-funcionando#Website", "name" : "O primeiro cabo submarino de alta capacidade entre Brasil e Europa já está funcionando", "description": "O sistema garante o o de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de alta velocidade e baixíssima latência", "image" : "/images/noticias/2193/01060632_12.jpg", "url" : "/noticia/2193/o-primeiro-cabo-submarino-de-alta-capacidade-entre-brasil-e-europa-ja-esta-funcionando" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/2193/o-primeiro-cabo-submarino-de-alta-capacidade-entre-brasil-e-europa-ja-esta-funcionando#NewsMediaOrganization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "alternateName": "Diário de Rio dos Cedros", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/600X600.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/diarioderiodoscedros\/","https:\/\/www.instagram.com\/diarioderiodoscedros\/?hl=pt-br","https:\/\/twitter.com\/diarioderiodos1"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/2193/o-primeiro-cabo-submarino-de-alta-capacidade-entre-brasil-e-europa-ja-esta-funcionando#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/2193/o-primeiro-cabo-submarino-de-alta-capacidade-entre-brasil-e-europa-ja-esta-funcionando" }, "headline": "O primeiro cabo submarino de alta capacidade entre Brasil e Europa já está funcionando", "description": "O sistema garante o o de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de alta velocidade e baixíssima latência", "image": ["/images/noticias/2193/01060632_12.jpg"], "datePublished": "2021-06-01T08:55:30", "dateModified": "2021-06-01T08:55:30", "author": { "@type": "Person", "name": "DIÁRIO DE RIO DOS CEDROS", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/2193/o-primeiro-cabo-submarino-de-alta-capacidade-entre-brasil-e-europa-ja-esta-funcionando#Organization", "name": "Diário de Rio dos Cedros", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/600X600.jpg" } } } ] }

MENU

O primeiro cabo submarino de alta capacidade entre Brasil e Europa já está funcionando

O sistema garante o o de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de alta velocidade e baixíssima latência

01/06/2021 08h55 - Atualizado em 01/06/2021 às 08h55
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações anunciou que o primeiro cabo submarino de alta capacidade que liga o Brasil ao continente europeu vai começar a funcionar na próxima terça-feira (1º). Uma cerimônia vai ocorrer em Portugal para marcar o início das operações. O ministro Marcos Pontes estará presente no evento. O cabo construído pela EllaLink conta com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e teve o custo estimado em US$ 185 milhões. O equipamento deve conectar Fortaleza, no Brasil, com Sines, em Portugal, com agens ainda pela Guiana sa, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde.

Cabo submarino brasileiro
Uma das principais vantagens do cabo, apontada pelo ministério, é o fato de as informações não precisarem ar pelos Estados Unidos para chegarem na Europa, como ocorre atualmente com a maior parte das transmissões. No total, o cabo submarino possui 6 mil quilômetros de extensão.

A EllaLink diz que o sistema garante “o de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de uma conexão direta de alta velocidade e baixíssima latência”. A infraestrutura será usada para educação e pesquisa, mas também para serviços de nuvem e negócios digitais.

A empresa diz que o cabo é capaz de reduzir em 50% a latência da conexão atual. Além da rota pela água, conexões por terra devem ligar o cabo a estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Além de Madrid, na Espanha e Marselha, na França. O projeto do cabo submarino começou a ser pensado em 2013 e o processo de construção teve início em 2018.

Estrutura de cabo submarino no Brasil
No Brasil, o primeiro cabo submarino foi inaugurado em 1857. Ele fez parte da primeira linha telegráfica brasileira e interligava a Praia da Saúde, no Rio de Janeiro, à cidade de Petrópolis. Eram 15 km de cabo submarino em uma linha cuja extensão total era de 50 km.

Em 1874, veio o primeiro cabo totalmente submarino do país. Inaugurado por D. Pedro II, ele conectava Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. No ano seguinte, foi criada a linha para ligar Recife, João Pessoa e Natal. Ainda em 1875, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, participou da organização e do financiamento da instalação do primeiro cabo submarino internacional no país; instalado pela British Eastern Telegraph Company, ele conectou o Brasil a Portugal.

Em anos recentes, outros cabos submarinos foram lançados para interligar o Brasil a várias partes do mundo. Os apresentados na figura acima são os principais deles.

Os cabos submarinos atuais são de fibra óptica e permitem o transporte de todo tipo de informação digital — ou seja, telefone, internet e demais dados. Geralmente, eles têm 69 mm de diâmetro e pesam cerca de 10 kg por metro. Para águas profundas, no entanto, são usados cabos mais finos e leves. Todos os continentes, exceto a Antártida, são ligados por eles.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#PrimeiroCaboSubmarinoDeAltaCapacidadeEntreBrasilEEuropaJáEstáFuncionando

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/05/31/internet-e-redes-sociais/cabo-submarino-que-conecta-brasil-a-europa-comeca-a-funcionar-na-terca-feira/
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp